Aracnídeos
Os aracnídeos são artrópodes que vivem em ambientes variados, especialmente em regiões quentes e tropicais, mas também em regiões frias. São encontrados principalmente no solo, onde passam despercebidos entre folhas secas ou debaixo de pedras, sobre plantas ou no tronco de árvores. Apesar de apresentarem grande diversidade de formas, possuem muitas características em comum (todos são octópodes).
Os principais representantes da classe dos aracnídeos são:
Aranhas
São Animais carnívoros, encontradas nos mais variados locais. Todas as espécies produzem veneno, que é indispensável para caça e digestão do alimento, assim, são carnívoras, se alimentam principalmente de insetos e pequenos invertebrados. Tem como inimigos naturais os pássaros, sapos, lagartixas, rãs e outras aranhas.
Os danos provocados pelos acidentes com aranhas geralmente não são graves. Os casos mais graves são provocados pelas aranhas marrom em locais como: pilhas de tijolos, telhas, beira de barrancos, nas residências, atrás de móveis, cortinas e eventualmente nas roupas.
Escorpiões
São Animais carnívoros, terrestres e de hábitos noturnos. Procuram locais quentes, úmidos e escuros para se abrigarem. Em regiões urbanas são encontrados facilmente atrás de vasos sanitários, junto a roupas, atrás de batentes de portas, tacos soltos, dentro de sapatos, sob pedras e entulhos etc.
Das espécies conhecidas, apenas 25 podem causar acidentes com óbitos. Nos acidentes com as picadas, o escorpião amarelo é o responsável pelos casos mais graves. Essas picadas são muito doloridas e podem provocar diversos sintomas, sendo letais em alguns casos, principalmente em crianças abaixo de 7 anos.
Ácaros
São animais minúsculos que se alimentam de células mortas de pele humana e de animais como cães e gatos. São resquícios presentes nas roupas de cama, nos colchões, travesseiros, sofás e almofadas.
Os ácaros estão em todos os lugares e são os principais causadores de doenças como rinite, asma alérgica, dermatite atópica, conjuntivite, blefarite e escabiose.
É possível conviver com ácaros, mas há um limite para isso. Mesmo pessoas não alérgicas podem ser afetadas quando expostas a um número excessivo de ácaros.
Os excrementos dos ácaros ficam em suspensão no ar e quando inalamos, esses agentes alérgenos entram em contato com o nosso sistema de defesa liberando uma substância chamada histamina. Essa substância desencadeia todos os sintomas de alergia, como coceira, espirros e até o fechamento dos brônquios.
Carrapatos
São parasitas capazes de infestar as mais diferentes espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios, inclusive os cães, gatos e seres humanos. São Vetores de uma série de doenças provocadas por vírus, bactérias, fungos, entre outros microorganismos. Habitam praticamente em todas as regiões do planeta. Animais de estimação pegam os carrapatos através de contato com grama e matas em seus passeios na rua e através do convívio com outros animais contaminados com os parasitas. Alguns carrapatos passam longos tempos em seu hospedeiro. Já outros, apenas se alojam em suas vítimas para alimentação e permanecem no ambiente, 95% dos carrapatos encontram-se no ambiente, apenas 5% nos animais.